Dia 13 de outubro durante o Congresso XIV Congresso Brasileiro de AVC, a Associação Brasil AVC coordenou o encontro de Associações de Apoio ao AVC.

A troca de experiência foi enriquecedora com demonstração de que as iniciativas fomentam melhora no acesso a tratamento como atendimento em Unidade de AVC, incorporação de medicamentos no rol como os Novos anticoagulantes e reabilitação. Apresentadas também iniciativas de prevenção do AVC através de atividades em escolas do ensino fundamental e médio.

Finalizaram a sessão com a assinatura do Documento de Posicionamento sobre o AVC: A Crise Silenciosa e Oculta que Aflige Nossa Sociedade.
O documento, elaborado pela Academia VBHC e coordenado pela Associação Brasil AVC, tem como objetivo divulgar e orientar as estratégias de informação e engajamento da sociedade, com foco na persuasão de formuladores de políticas e gestores de saúde.
As informações contidas no documento estão embasadas em evidências científicas e econômicas, demonstradas de maneira didática para esclarecer o real impacto do AVC em termos de sofrimento humano, prejuízo financeiro e insustentabilidade das atuais políticas de prevenção, tratamento e reabilitação pós-AVC.
O documento foi assinado pelas Associações de Apoio ao AVC presentes.

O próximo passo agora será a ação junto aos gestores e parlamentares das regiões aonde as AAAs estão inseridas para instigarmos um grande movimento nacional.