Um Resumo do Evento Conjunto da Academia Brasileira de Neurologia e Liga Brasileira de Epilepsia

Nos dias 23 e 24 de março, em Florianópolis a Academia Brasileira de Neurologia, em parceria com a Liga Brasileira de Epilepsia, organizou um evento que reuniu profissionais de destaque e especialistas renomados para discutir os avanços e desafios nestas importantes áreas da medicina.

Foco no AVC: Uma Jornada de Conhecimento
O dia 24 de março foi dedicado ao estudo e discussão do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Palestrantes de renome internacional, como a Dra. Simona Beniczky, apresentaram abordagens inovadoras e experiências práticas para o tratamento e manejo dessa condição. Além disso, profissionais brasileiros compartilharam suas experiências, destacando os modelos de cuidado adotados em instituições como JoinVasc, Joinville/SC, e HGCR, Florianópolis/SC.
O evento proporcionou uma valiosa oportunidade de troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

Explorando Joinville: Um Olhar Mais Profundo

No dia seguinte, a Dra. Simona Beniczky, acompanhada da organizadora do evento, e epileptologista Kátia Lin e seu esposo o reumatologista Fabrício Neves, teve a oportunidade de explorar Joinville e conhecer de perto o Programa JoinVasc.
Visitas ao Centro de Pesquisa da Neurológica, sede da Associação Brasil AVC – ABAVC, Unidades de AVC agudo, AIT e Integral do Hospital Municipal São José proporcionaram insights valiosos sobre as práticas e desafios enfrentados no tratamento do AVC. Também visitaram a UBSF Glória, conheceram o Projeto FASUS, como funciona a contrarreferência na atenção primária e a Central do Saúde Digital.
Infelizmente não houve tempo hábil para a visita ao Serviço Especializado de ReabilitaçÃo (SER), que havia ficado para o final do dia.

Rumo à Excelência: Refletindo sobre a Jornada

A visita foi marcada por uma intensa troca de experiências e aprendizados significativos.
As sugestões e insights compartilhados pelos participantes reforçam a importância do contínuo aprimoramento dos serviços de neurologia.
Este encontro não só fortaleceu os laços entre os profissionais, mas também reafirmou o compromisso de toda a comunidade em buscar a excelência no atendimento e na busca por melhores desfechos e qualidade de vida para todos os pacientes.

Programação do Evento

Keynote lecture: Stroke Unit – The Danish Model
Lecturer:
Dra. Simona Beniczky (Dinamarca)

The Experience of HMSJ JoinVasc, Joinville/SC
Dra. Maria Eduarda A. M. Fileti & Dr. Brenner
Henrique O. M. Silva (Brasil)

The Experience of HGCR, Florianópolis/SC
Dra. Gladys Lentz Martins & Dr. Gabriel Martins
Rodrigues (Brasil)

Dra Simona Beniczky (Dinamarca)
MD, Neurologist Senior Consultant Zealand University Hospital, Neurology Roskilde University Hospital