O acidente vascular cerebral (AVC) é uma disfunção neurológica aguda de origem vascular, grave, comum e de grande impacto na sociedade, causando incapacidades que podem acometer os membros, controle motor, equilíbrio, força e mobilidade, gerando declínios na capacidade funcional dos indivíduos acometidos e prejudicando sua participação na comunidade.

Assim que identifcado o AVC poderão ser instituídos tratamentos diversos, tais como terapias de reperfusão ou tratamento cirúrgico, dependendo do tipo e local da lesão. Caso não se tenha sucesso com essas terapias as incapacidades poderão se instalar, iniciando-se um processo de reabilitação multiprofssional que envolve aspectos físicos, mentais, sociais e econômicos.

O conteúdo deste caderno foi elaborado por profssionais fisioterapeutas especializados no atendimento desse grupo de pacientes e tem o objetivo de trazer informações sobre o processo de reabilitação física pós-AVC que busca favorecer a neuroplasticidade e assim obter o maior grau de independência e funcionalidade possíveis.

O caderno é organizado e estruturado em (10) aulas que envolvem o conhecimento sobre neuroplasticidade e quais as evidências para o tratamento de incapacidades e defciências geradas pelo AVC, tais como défcit de equilíbrio, ataxia, alterações de marcha entre outros.

Busca-se então atualizar o profssional para que este estruture seus atendimentos com intervenções e programas de reabilitação consistentes e com evidências científcas, assim aumentando as chances de melhores resultados para os indivíduos acometidos pelo AVC.

Patrocínio: Medtronic | Ipsen | abbvie

Conheça sobre o curso: https://go.hotmart.com/K86151661I