Um projeto escolar inovador da Associação Brasil AVC traz a realidade do AVC aos alunos por meio da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A professora Carolina Viviana Schulz, ao saber da Mostra Interativa Stroke da Associação Brasil AVC, uma atividade de educação em saúde sobre o AVC, imediatamente sugeriu levar para a Escola S. O objetivo era aumentar a compreensão entre os jovens sobre o AVC e começar a implementar atividades de prevenção na comunidade escolar.

A partir de maio de 2022, essa iniciativa impactou inúmeros alunos, professores e famílias. A ideia foi bem recebida pela Escola S e Carolina começou a trabalhar o tema dentro do currículo de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). O projeto envolveu 24 alunos do terceiro ano. Nessas cinco disciplinas, os alunos se envolveram de forma prática com o tema do AVC. No laboratório de mídia digital, os alunos criaram um podcast e entrevistaram vários profissionais de saúde do AVC. A primeira foi a neurologista Dra. Carla Moro. O Dr. Moro também facilitou a visita dos alunos ao Hospital Municipal San Jose e à unidade de AVC.

A aluna do STEAM, Helena Duarte, comentou: “aprender na vida real foi muito valioso. Acompanhamos, com muito interesse, cada passo, desde a chegada do paciente, como é retirado o coágulo, até a reabilitação. As histórias dos pacientes nos ensinaram muito sobre essas emergências médicas, pois a maioria de nós desconhecia a doença”. Após a visita, os alunos criaram uma animação em stop motion sobre a visita da Dra. Carla à escola e a ida ao hospital.

Outros profissionais também estiveram envolvidos no podcast. Entre eles, a nutricionista Daiana Medeiros, que, além de falar sobre os benefícios de uma alimentação saudável na prevenção do AVC, acompanhou os alunos a um restaurante para demonstrações. A fisioterapeuta do Hospital São José, Maria Paula Engster, falou sobre sua profissão e a psicóloga do Hospital São José, Camila Cardozo Klug, também conversou com o grupo de alunos.

Os alunos iniciaram projetos com foco em robótica, design e empreendedorismo, com o professor Batista Ramos. Eles criaram uma empresa ortopédica e desenvolveram um protótipo de tala para as mãos.

‘Nunca imaginei que meus alunos passariam por um treinamento como esse, foi maravilhoso. Eles foram proativos, criativos e curiosos, sempre cooperando uns com os outros’, disse Carolina Viviana Schulz.

Para maiores informações:

Visite o Stroke Connector para mais informações sobre o projeto educacional da Associação Brazil AVC em português.

Fonte: https://www.world-stroke.org/news-and-blog/blogs/bringing-the-reality-of-stroke-to-students-in-brazil