ABAVC convida a comunidade para a Campanha do Combate ao AVC 2021
Programação presencial acontece em Joinville – com público restrito, em conformidade com as
regras sanitárias – e será transmitida ao vivo pelo Youtube da ABAVC

Pesquisas, estudos, saúde, prevenção, cuidados, aprender, ensinar e compartilhar experiências – essa é a essência da Campanha do Combate ao AVC 2021!

Realizada pela Associação Brasil AVC (ABAVC), a edição 2021 da Campanha disponibilizará a todos os interessados – sejam profissionais de saúde, estudantes, gestores, pacientes, familiares de pacientes ou cuidadores – a oportunidade de participar de uma vasta programação, que inicia em 23 de setembro e se estende até o dia 30 de novembro de 2021. Confira:

– Exposição Interativa do AVC na Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch
Quando: de 13/9 a 29/10/2021
Local: Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch
Rua Selma Doering Bruhns, 430 – Jardim Iririú, Joinville (SC)
Os alunos vão interagir e realizar uma série de atividades focadas na disseminação de informações sobre o AVC, como prevenção e cuidados.

– I Encontro Nacional das Associações de Apoio ao AVC
Quando: 23/9, entre 13h30 e 16h30
Informações e inscrições: abavc.org.br
Local: UniSociesc, Campus Anita Garibaldi
Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi, Joinville (SC)
O objetivo é a troca de experiências e o conhecimento da realidade das demais entidades para o fortalecimento das iniciativas. O evento é gratuito, será presencial para entidades convidadas e on-line para todos os interessados, transmitido ao vivo pelo Youtube da ABAVC.

– V Fórum do AVC
Quando: 23/9, entre 17h e 21h
Informações e inscrições: abavc.org.br
Local: Teatro UniSociesc, Campus Anita Garibaldi
Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi, Joinville (SC)
A Cardiologista Márcia Makdisse dará destaque à “Atenção à Saúde Baseada em Valor”; o Neurologista Pedro Magalhães vai abordar o “Valor populacional e o problema das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs)”; e a “Variabilidade não justificada no cuidado ao AVC” é o tema do Neurologista Henrique Diegoli.
A Cardiologista Márcia Makdisse retoma a palavra com o “Experience Groups: Desfechos em saúde na perspectiva do paciente” e, na sequência, o grupo é convidado para discutir o tema.
A segunda parte da programação, confirmada para iniciar às 19:20 horas, vai detalhar a proposta “Da doença para a saúde”, onde, além de moderadora, a neurologista Carla Moro vai detalhar “O papel da ABAVC na definição da linha de cuidado”. Junto dela, os Neurologistas Pedro Magalhães e Henrique Diegoli apresentarão os temas “Entendendo a Unidade prática de AVC” e “Prevenção do AVC como meta populacional”.
Às 20:20 horas, o Neurologista Alexandre Longo discorrerá sobre o Joinvasc VBHC Prize 2021, seguido momento de discussão em grupo.
O V Fórum do AVC é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da ABAVC.

– Exposição Interativa do AVC no Restaurante Casa do Capitão
Quando: 21/10 a 29/10/2021
Local: Restaurante Casa do Capitão
Rua Saguaçu, 212 – Saguaçu, Joinville (SC)

– Campanha de Combate ao AVC – Alimentação Saudável
Quando: de 23/9 a 30/11/2021

Fortalecer a saúde e prevenir doenças, como o AVC, por meio da alimentação saudável. Essa é a proposta da programação de Alimentação Saudável da Campanha do Combate ao AVC 2021. Com o apoio da nutricionista da ABAVC, restaurantes de Joinville (SC) vão servir pratos especiais e ou ajustes no cardápio – ação que contribui com a disseminação da informação para a prevenção ao AVC.

Alimentação Saudável
Os alimentos são separados por Grupos e cada grupo tem uma cor – que são: Verde, Amarelo e Azul, as cores da bandeira do Brasil. Há também o Grupo Vermelho, dos alimentos que devem ser evitados. Os restaurantes vão elaborar pratos com base em produtos regionais, o que os torna mais acessíveis e práticos.
Restaurantes: La Bella Pizza, Niu Sushi, Restaurante do Nego, Restaurante do Hotel Tannenhof, Casa do Capitão, Restaurante e Petisqueira do Paulinho, Max Moppi e Restaurante Glória.

Dieta do Mediterrâneo
Considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Dieta do Mediterrâneo é comprovadamente benéfica para prevenção de várias doenças crônicas, como o AVC, por ser fonte de ômega-3, ômega-9, vitaminas do complexo B, fibras e antioxidantes naturais. Além das propriedades nutricionais, a cultura alimentar do mediterrâneo valoriza todo o sistema alimentar, como a sustentabilidade na produção, o respeito à sazonalidade, entre outros.
Restaurantes: Pura Vida, Santa Mistura, Pizzaria Giuseppe e Casa de Moura.

Com o objetivo em comum, elas pretendem fortalecer a importância da alimentação adequada para a manutenção da saúde.

Atenção: a ABAVC organizou cada atividade com atenção e respeito às orientações para a prevenção da Covid-19.

Mais informações e inscrições, acesse: abavc.org.br

Contato para informações e fotos da Campanha do Combate ao AVC 2021 ou entrevistas com equipe da Associação Brasil AVC:

Aideia Comunicação
Fernanda Thiesen Furtado
Jornalista SC1449
thiesen.fernanda@gmail.com (47) 98803.8218

Faça sua inscrição para os eventos:

V Fórum do AVC:
https://doity.com.br/quintoforumdoavc

Encontro Nacional das Associações de Apoio ao AVC:
https://doity.com.br/encontrodeassociacoesdeapoioaoavc