Na quarta feira dia 11 de novembro a ABAVC foi convidada a participar do espaço denominado Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Joinville. Para a associação a iniciativa foi válida porque é uma das formas de se conseguir atingir os vereadores da cidade para que despertem o interesse para a atenção ao AVC.

Num primeiro momento tivemos a oportunidade de mostrar algumas ações da entidade e contar um pouco da nossa história. Após a breve apresentação da associação a Drª Carla Moro, falou sobre o que é o AVC e o adequado tratamento do mesmo. Durante a apresentação foram destacados os números lamentáveis a que se submetem os cidadãos da nossa cidade como, por exemplo, ficarem 22 dias no pronto socorro do nosso hospital de referência esperando exames, o fato de somente 25% dos pacientes internados nesse mesmo hospital terem acesso a Unidade de AVC e 80% dos pacientes que recebem alta hospitalar com seqüelas do AVC não conseguirem participar de um programa de reabilitação.

A ABAVC deverá agora fazer parte de uma comissão que irá analisar o mapa da reabilitação em Joinville, e assim poder sugerir ações que venham a favorecer os familiares e pacientes pós AVC.