Falar que fumar, assunto já bem discutido.
Mas ainda se fuma.
 Então me diga, independente do meio utilizado, fumar traz algum BENEFÍCIO?
Pense bem e me diga um.
Difícil não !!!

Após a exposição e ter contado com a nicotina a resposta poderia ser que fumar traz tranqüilidade, mas enganasse quem acha que isto é verdade.
FUMAR FAZ MAL . ( ponto final .)

Mas por que então se fuma? 
O que leve as pessoas a fumar? 
O que mantem alguém mesmo sabendo sabendo que causa MAL a saúde continuar com este hábito?
A resposta não é única, mas o principal fator envolvido é a dependência.

Nosso cérebro trabalha através de mecanismo de compensação para gerar PRAZER e após ele ter contato com algo que cause esta satisfação, naturalmente condicionamos o ato a atividades de via diária, coisas a fazer, lugares, atividades profissionais, pessoas e qualquer ato que o cérebro ache interessante para receber mais prazer.
Pronto, você está dependente.
O RERFORÇO POSITIVO, que o ato de fumar causa, aumenta ainda mais a dependência. Quando somos expostos e induzidos pelo grupo de convívio, se cria um ciclo vicioso que fica com o tempo cada vez mais forte e difícil de sair pelo aumento da dependência com o decorrer dos anos.

O cigarro eletrônico foi desenvolvido com a intensão de fazer as pessoas deixarem de fumar, mas infelizmente a ideia inicial foi corrompida e os efeitos adversos relacionados com este hábito não são previsíveis a longo prazo.

Atualmente, jovens iniciam com o cigarro eletrônico e mesmo aqueles sem nicotina causam dependência sendo que a chance deles fumarem cigarros normais aumenta em 600%.
Cigarro eletrônico faz mal, causa dependência e o mais grave, pode causar mudanças genéticas irreversíveis. Não se engane, cigarro eletrônico não á algo confiável e seguro.

Entendi, CÉREBRO, PRAZER, DEPENDÊNCIA, CONDICIONAMENTO, REFORÇO POSITIVO, mas será que eu sou dependente?
Muito fácil de saber: caso você fume e já tentou ficar sem fumar e não conseguiu, você é dependente.
O simples fato de ficar levemente ansioso com a possibilidade de não fumar independente do lugar e da quantidade de cigarros, já caracteriza dependência e você pode estar precisando de ajuda.

Mas como parar ?
A dependência tem tratamento. As medicações utilizadas na hora certa e com boa orientação ajudam a cessação do tabagismo. O médico pneumologista esta preparado para ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Basicamente teremos que ensinar o cérebro a ter prazer com outra coisa que não o tabagismo. Atividades manuais e físicas, leitura, boas amizades, mudança de rotinas do dia, alimentação saudável,…. várias são as possibilidades. A questão é adaptar pessoalmente a cada caso. Não existe receita de bolo. Mas é possível. Nos casos mais graves, as medicações são necessárias e ajudam muito. Acredite em VOCÊ.

Viva mais e melhor, pare de fumar

.

Texto de: Dr Fabiano Schwingel | Pneumologista