No último sábado, dia 13, ocorreu uma importante aula ministrada pela Dra. Carla Heloisa Cabral Moro, Presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasil AVC – ABAVC, representando todas as associações nacionais de apoio ao paciente com AVC, que participaram no dia 09 do III Encontro de Associações de Apoio ao paciente com AVC. Destacou principalmente o importante papel das associações na busca da equidade dos acessos, tema discutido e que se transformou em um manifesto.

O tema abordado em sua aula, foi “A importância das associações de pacientes para conscientização sobre o AVC”, que aconteceu durante o Fórum da Ipsen – Juntos nos Caminhos Pós-AVC. A ABAVC, em São Paulo. , no Encontro das Associações realizado em 9 de maio.

Durante o encontro, a Dra. Carla também apresentou os resultados do trabalho realizado na sede da ABAVC, o Projeto de Navegação do Paciente na Linha do Cuidado ao AVC, que visa identificar demandas não atendidas.
As principais necessidades identificadas estão relacionadas ao acesso à reabilitação pós-AVC, incluindo serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fonoterapia.

Mas, grande repercussão teve o Projeto de AVC + Matemática = aprendizado em dose dupla. 
Iniciou com uma exposição interativa do AVC física, replicamos para o digital e hoje tem um produto Educacional que é tese de mestrado da professora da rede fundamental SM Educação Joinville
Tathiane Gonçalves Rodrigues Souza – ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma Proposta Envolvendo a Educação Matemática Crítica e o Acidente Vascular Cerebral.

Em 2022, apresentamos o projeto para a Professora Viviana – Escola S, que executou durante 8 meses , ação coordenada por ela na Escola.
A ABAVC acredita que o melhor caminho para o Combate do AVC é através da educação dos formadores de opinião, nossos jovens!

Além da participação da Dra. Carla, o evento contou com a presença de representantes de outras entidades, os quais abordaram temas atuais e relevantes para a causa do AVC.