A Associação Brasil AVC (ABAVC), fundada em 2005, mas já com atuação a quase 25 anos em ações de educação em saúde e políticas públicas em prol do combate e melhor assistência aos acometidos por Acidente Vascular Cerebral.

Doença essa que acomete 1 a cada 4 indivíduos, foi em 2022 a principal causa de morte no Brasil e é a principal causa de incapacidade no Brasil e no mundo.

Os indivíduos acometidos podem ter qualquer idade, e sabemos que em nossa cidade a incidência em jovens, abaixo de 45 anos vem aumentando gradativamente devido ao pior controle do fatores de risco como hipertensão arterial, bem como hábitos de vida como tabagismo e sobrepeso.

Essa doença pode ser evitada em 90% dos casos, basicamente com hábitos de vida saudáveis – alimentação balanceada e atividade física.
Assim, a ABAVC vem atuando na prevenção através de ações como o projeto Alimentação Saudável e Dieta do Mediterrâneo (Descasque mais e desembale menos), e na promoção de atividade física como a Corrida e Caminhada de Combate ao AVC.

Através de sua atuação junto ao Conselho Municipal de Saúde vem auxiliando na implementação da Linha do Cuidado ao AVC, para melhorar os acessos ao tratamento e reabilitação.

A parceria entre a Tupy e a ABAVC vem justamente com o objetivo de levar a possibilidade de melhor tratamento ao Hospital Municipal São José, responsável pelo atendimento de 87% dos moradores de Joinville, e como este hospital é referência para a nossa macrorregião, 25% dos indivíduos internados no hospital são provenientes destas cidades.

A ABAVC buscou doações de alguns equipamentos para melhora no diagnóstico e tratamento e reabilitação.

Os itens contemplados foram:

TRANSDUTOR DE 2.0MHZ: 
Há 4 anos o aparelho de Doppler Transcraniano, que é utilizado para estudar a circulação cerebral estava sem utilização devido a falta desta peça, fundamental para a realização do exame.

CICLOERGÔMETRO:
Este equipamento foi instalado na sala de reabilitação anexa a Unidade de AVC Integral, para ser acoplada a monitor, possibilitando reabilitação através do que chamamos de “Jogos Sérios”, forma lúdica e interativa de exercício, na busca de retorno as funções, dentre elas a capacidade de marcha (voltar a andar). 

PERNEIRAS DE COMPRESSÃO PNEUMÁTICA:
Essas perneiras são utilizadas em substituição a medicamentos anticoagulantes para a prevenção de trombose de membros inferiores, evento grave que tem maior chance de ocorrência em pacientes após um AVC devido a imobilidade (aumento do tempo acamado), que ocorre devido ao comprometimento motor.

Parcerias como essas entre uma organização não governamental, no caso a Associação Brasil AVC e a indústria são fundamentais e devem ser ampliadas.