A Associação Brasil AVC (ABAVC) fez uma homenagem para comemorar os 25 anos da Unidade de AVC do Hospital Municipal São José de Joinville (HMSJ) nesta quinta-feira, dia 27, às 15h30, no Memorial da unidade.

O evento contou com a presença dos atores Claudia Mauro e Édio Nunes que estiveram na cidade para três apresentações da peça “A Vida Passou por Aqui”, uma história real sobre o enfrentamento da doença.

Durante a homenagem, um paciente presenteou a equipe com um bolo feito por ele mesmo. Aos 66 anos, o senhor Milton Brey serviu de inspiração por ter vencido a doença. Ativo, sempre praticou esportes e manteve uma vida saudável. No entanto, em 2012 sofreu AVC isquêmico enquanto trabalhava. Logo em seguida, um segundo AVC, hemorrágico. Passou por cirurgia e recebeu o diagnóstico de que tinha apenas 2% de chance de sobreviver, e se sobrevivesse ficaria com graves sequelas. Foram 51 dias internado, com uma recuperação lenta e gradativa. Hoje, após 10 anos, ele e toda família reconhecem com carinho a dedicação dos profissionais da unidade de AVC.

Referência no tratamento de pessoas acometidas pela doença, o Hospital Municipal São José foi o primeiro do Brasil a implantar uma Unidade de AVC e serviu de modelo para o Ministério da Saúde implantar em outros estados. Também foi o primeiro hospital público brasileiro a receber o certificado de qualidade de atendimento da organização internacional World Stroke Organization.