A professora Dra. Roxele Ribeiro Lima e a fonoaudióloga Marina Antoniazzi, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade IELUSC, traduziram para o português o software australiano Aphasia Therapy Online. Com a tradução, pacientes afásicos brasileiros poderão praticar os exercícios terapêuticos gratuitamente em suas casas como forma de complemento à terapia fonoaudiológica.
Criado e idealizado pelo PhD John E. Pierce, o software oferece estratégias terapêuticas para pacientes e seus terapeutas. Os trabalhos de tradução iniciaram em 2020, após Roxele conhecer o programa durante um acompanhamento no Centro de Excelência em Pesquisa em Reabilitação e Recuperação de Afasia (Aphasia CRE), na Universidade de La Trobe.
Com o conhecimento necessário sobre o funcionamento do site, Roxele e Marina realizaram a tradução dos textos e dos áudios. O site conta com quase 600 palavras-alvo e cada uma precisa passar por um verificação cultural e linguística, para que o paciente consiga compreender em seu idioma. “Creio que esse programa irá alcançar muitas pessoas com afasia, principalmente quem não tem acesso à terapia, ajudando-as na recuperação da linguagem que deve ser realizada de forma intensiva”, explica Roxele.
São quatro categorias de atividades disponíveis: compreensão auditiva, compreensão escrita, escrita e nomeação. Ao escolher uma categoria, o paciente pode realizar os exercícios escolhendo o grau de dificuldade, o número de questões que deseja responder e a quantidade de opções. Ao término da atividade é possível compartilhar os resultados com o terapeuta.
Até o momento o site está disponível em apenas três idiomas: inglês, português/PT e português/BR. Os pacientes afásicos e os profissionais da saúde podem realizar os exercícios gratuitamente pelo site: http://www.aphasiatherapyonline.com/br

Sobre as tradutoras

Roxele é Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Na Faculdade IELUSC atua nas disciplinas de Motricidade Orofacial, Fala e Fonoaudiologia Hospitalar, bem como nos estágios de triagem fonoaudiológica, motricidade orofacial e fala.

Marina Antoniazzi é fonoaudióloga formada pela Faculdade IELUSC.

Créditos: https://faculdade.ielusc.br/arquivos/noticia/docente-e-egressa-da-faculdade-ielusc-traduzem-software-de-terapia-fonoaudiologica-para-uso-livre-em-portugues/