Foi dada a largada!
Acompanhe nossas redes sociais e participe dos eventos!

Pandemia leva associação a realizar Campanha de Combate ao AVC 2020 totalmente online

Um formato totalmente novo, que alia tecnologia e saúde para reduzir o impacto do Acidente Vascular Cerebral (AVC) na sociedade. Assim será a Campanha de Combate ao AVC 2020, promovida pela Associação Brasil AVC – ABAVC de 29 de setembro a 30 de novembro, no ambiente digital. 
Em vez de cancelar ou adiar o evento, por conta da pandemia de Covid-19, a ABAVC sentiu uma necessidade ainda maior de promovê-lo, e assumiu o desafio de convertê-lo para o online. “A transformação no formato permitirá ampliar o alcance dos conteúdos, de grande importância para toda população, especialmente no momento atual”, enfatiza a neurologista Carla Moro. “Com isolamento social, registramos no primeiro mês de isolamento social uma diminuição de 36% nas admissões hospitalares por AVC na cidade de Joinville/SC. Por receito de buscar atendimento, por medo da possibilidade do contato com o vírus, muitas pessoas negligenciaram os sinais e sintomas leves de AVC, deixando de buscar tratamento”, relata.

Pensando em minimizar os impactos deste cenário, a Associação lançou em abril o movimento #avcNÃOfiqueemcasa, este que também se tornou o conceito da campanha 2020, uma vez que essa é a conduta correta frente a possibilidade de um AVC.

Capacitação de professores para a Exposição Interativa do AVC Digital

A primeira atividade, no dia 29 de setembro, às 18h, será a capacitação online de professores de mais de 28 escolas de Santa Catarina. Eles serão treinados como multiplicadores de conhecimento, para instruir e transmitir aos alunos a Exposição Interativa do AVC Digital, evento que desde 2016 era presencial. O tour virtual pela mostra poderá ser feito até dezembro.
Nessa oportunidade, os alunos também serão avaliados com relação aos conhecimentos adquiridos. “Queremos transformá-los em formadores de opinião em AVC”, enfatiza a neurologista Carla.

IV Fórum do AVC

No dia 22 de outubro ocorrerá o IV Fórum do AVC 2020, das 18h às 21h. O tradicional evento contará com a participação de seis palestrantes, entre eles, a médica neurologista Carla Moro, do Centro de Pesquisa da Clínica Neurológica, coordenadora da Unidade de AVC do HMSJ, e presidente do Conselho Fiscal Consultivo da ABAVC, que fará a abertura do fórum, bem como uma palestra sobre os 15 anos da Associação, completados em 2020. Outros importantes temas como o Impacto da Covid-19 aos cuidados do AVC; Valor em Saúde e Impacto Socioeconômico da Fibrilação Atrial.
O Fórum será aberto para a participação de profissionais da área e à comunidade, sendo que todos os participantes receberão certificado de participação. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: https://abavc.org.br/

Confira a programação

18h – Abertura – Carla Moro – Neurologista

18h10 – 18h35 – Impacto da Covid-19 aos cuidados do AVC – Henrique Diegoli – Neurologista

18h35 – 18h45 – Impacto da Covid-19 na Pesquisa Clínica Rafaela B. Liberato – Enfermeira

18h45 – 19h – Impacto da Covid-9 na Reabilitação – Cleide Hoffmann – Psicopedagoga

19h – Discussão

19h20 – 19h40   Mensurando valor em saúde na Linha do Cuidado do AVC – Pedro Magalhães – Neurologista

19h40 – 20h – Impacto Socioeconômico da FA – Juliana Safanelli – Enfermeira

20h – 20h20 – EMAD – Experiência Anticoagulação – Liliani Azevedo – Enfermeira

20h20 – Discussão

20h40- Associação Brasil AVC – 15 anos – Carla Moro – Neurologista

21h – Encerramento

Cardápio que previne o AVC disponível em restaurantes

A campanha também contará com a parceria de três restaurantes de Joinville, que oferecerão em seus menus opções baseadas no conceito da Dieta Mediterrânea, comprovadamente benéfica para a prevenção de doenças crônicas como o AVC. A ação será realizada durante todo o mês de outubro, em homenagem ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29/10. Uniram-se à causa: Giuseppe Pizzaria e Restaurante, restaurante Santa Mistura, e Pura Vida Mercearia Orgânica.

Parcerias

Além de toda esta programação, a ABAVC contribuirá com demais ações nacionais, como a Campanha Nacional do AVC – www.conexaoavc.com.br, através de palestras, bem como apoio na divulgação das ações de demais associações de suporte ao AVC.

Acesse

Instagram: @abavcoficial

Face: @abrasilavc