O AVC é hoje a segunda causa de morte no mundo e a primeira que leva as incapacidades e dependência dos pacientes sobreviventes. A recuperação é individual e, dependente de muitos fatores intrínsecos e extrínsecos como: local da lesão, idade, presença de outras doenças associadas, situação familiar e disponibilidade de locais de reabilitação.

Sabe-se que um dos fatores essenciais para um bom prognóstico da reabilitação é o apoio e conhecimento da doença por parte dos cuidadores dos pacientes. Além da motivação psicológica, o cuidador pode ajudar no processo de recuperação, evitando os cuidados inadequados que levam ao aparecimento das complicações. Os cuidadores, principalmente os familiares, devem ser encorajados e orientados desde as primeiras horas da internação para um processo adequado de transição entre o hospital e o domicílio.

A comunicação entre a equipe e o acompanhante deve basear-se na confiança e harmonia, respeitando os valores, crenças e rotinas da família, deixando bem claro que os acompanhantes não devem ser tratados como terapeutas auxiliares.

Com este pensamento de educação dos cuidadores, optou-se pela criação do Grupo para Cuidadores.

O trabalho com os cuidadores de pacientes com sequelas de AVC é essencial para uma boa recuperação e deve iniciar desde os primeiros dias de internação. Os serviços de apoio como os grupos, associações e educação continuada à comunidade e a outros profissionais deve e pode ser realizada. O AVC não pode ser mais encarado como uma doença que após a internação não há mais nada a se fazer, pelo contrário, o processo de reabilitação cada vez se inova mais e as orientações corretas garantem uma outra visão da patologia. Espera-se que através de iniciativas como estas mais profissionais se sintam encorajados em lutar por esse novo olhar, para esse novo lado do atendimento do AVC.

Objetivos do Grupo do Cuidador:

  • Acompanhar o cuidador com relação aos aspectos psicossociais envolvendo a relação cuidador x paciente x família.
  • Reiterar os cuidados nesta fase da reabilitação.
  • Auxiliar sobre novas dificuldades que apareçam em ambiente domiciliar.
  • Manter os cuidadores informados sobre novas técnicas de reabilitação e medicamentos.
  • Conscientizar a população de que o AVC é uma emergência, deve ser evitado e o acometido reabilitado.

Como acontece:

O Grupo de Cuidadores foi formado para atender qualquer pessoa residente em Joinville (SC) e região que esteja como acompanhante dos pacientes que estão internados no Hospital Municipal São José com AVC. Porém, qualquer pessoa da comunidade pode participar. Para isso basta chegar pela Portaria do Prédio Administrativo do Hospital (Rua Dr Plácido Olímpio Gomes, 488 Bairro Anita Garibaldi – Joinville – Santa Catarina).

Seu funcionamento ocorre no Auditório do Hospital Municipal São José uma vez por semana, as 6ª feiras, das 10h00min às 10h40min h. Ocorre uma palestra com um profissional do próprio hospital sobre prevenção, sintomas e principais cuidados após AVC.