Nos dias 10 e 11 de abril, ocorreu a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CMSTT). A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Joinville e ocorreu no auditório do Colégio dos Santos Anjos (Av. Juscelino Kubitschek, 440 – Centro).
Na sexta-feira (11/4), a programação iniciou às 17h30 e se estendeu até às 21h e, no sábado (12/4), das 7h30 às 16h.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a CMSTT de Joinville abordou temas relacionados aos eixos Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e a Participação popular na saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras para a efetivação do Controle Social.
Na ocasião, a Associação Brasil AVC protocolou uma moção solicitando a incorporação dos anticoagulantes orais diretos (DOACs), mais especificamente apixabana nas apresentações de 5mg e 2,5mg para pacientes com fibrilação atrial como medida de prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.
Durante a Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, também foi eleita a nominata do Conselho Municipal de Saúde de Joinville para o biênio 2025/2027.
Representantes da ABAVC participaram como Delegadas e continuaram ocupando a cadeira no Conselho Municipal de Saúde na nominata 2025 – 2027, como membro titular Claudineia Moreira e suplente Luciane Beatriz Moreira de Camargo.
Comentários