Tabagismo

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Tabagismo

O que é o tabagismo?

 

O tabagismo é uma doença crônica, uma dependência química em que o fumante, muitas vezes, precisa da nicotina para inibir os sintomas da síndrome de abstinência e poder lidar com situações de estresse e ansiedade.
É considerado tabagista o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros ou 5 maços em toda sua vida e fuma atualmente.
Os fumantes ficam expostos a aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas.
O tabagismo é o maior fator de risco de doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral ( AVC ),
sendo responsável por 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde como a principal causa evitável de morte. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em consequência do tabagismo.

O que o tabagismo prejudica no seu organismo?

 
• Produzirregularidadenosvasossanguíneos,estimulandooacúmulodeateroma(materialgorduroso que estreita e bloqueia os vasos sanguíneos);
• Aumenta a quantidade de fibrinogênio (agente de espessamento do sangue), tornando-o mais denso e aumentando a chance de formação de coágulo sanguíneo;
• Aumenta a pressão sanguínea e acelera o coração;
• Danifica os pulmões, causando doença pulmonar crônica, aumentando o risco de câncer.

Você sabia?

Fumar um cigarro libera milhares de produtos químicos, incluindo, pelo menos, 80 produtos causadores de câncer e uma droga , a nicotina, que causa dependência física e psicológica.
Se você parar de fumar,

  • após 20 minutos, a pressão sanguínea e o pulso voltam ao normal;
  • em 48 horas, o paladar e o olfato melhoram;
  • em 72 horas, a respiração melhora e o nível de energia aumenta;
  • de 2 a 12 semanas, a circulação melhora e o exercício torna-se mais fácil;
  • após 2 anos sem fumar, o risco de doença cerebrovascular reduz para 50% ;
  • após 5 anos, o risco de ataque cardíaco é reduzido à metade;
  • após 10 anos, o risco de câncer pulmonar é reduzido pela metade e o risco de ataque cardíaco é o mesmo de não fumante.

Dicas para você parar de fumar:

 

  • Decida que você realmente quer parar de fumar.
  • Organize-se para realizar mudanças em sua rotina diária.
  • Procure uma atividade para manter suas mãos ocupadas e quando sentir vontade de fumar, tente se distrair, (escove os dentes, tome água, coma alimentos com poucas calorias, realize atividades físicas, respire profundo e afaste o pensamento do cigarro.
  • Decida a data e cumpra. Conte com o apoio da família e amigos.
  • Procure ajuda na unidade de saúde da sua região para participar dos grupos de apoio ao tabagismo.

PMCT – Programa Municipal de Controle do Tabagismo ( Joinville – SC ) Informações: 34314547.
29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – (lei no 7.488)
A Organização Mundial de Saúde considera o tabaco o maior agente de poluição doméstico ambiental do mundo.
Bibliografia:
• Apostila do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer. Treinamento para Abordagem e Tratamento do Fumante no SUS – Joinville-SC.
• Organizacion Panamericana de La Salud, Guias para El Control y Monitoreo de La Epidemia Tabaquica, 1995.
• OMS – Organização Mundial de Saúde, The World Health Report: Reducing Risks and Promoting Healthy Lifestyles. Geneva, Switzerland, 2002.
• ESO – European Stroke Organization

Elaboração:
Mary Larangeira Albrecht – Fisioterapeuta larangeiraalbrecht730@gmail.com
Equipe Interdisciplinar U-AVC – HMSJ – Joinville – SC

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