O mundo vive, atualmente, uma epidemia de Acidente Vascular Cerebral. Dados da World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC), apontam que somente este ano (2022), 12,2 milhões de pessoas terão seu primeiro derrame e 6,5 milhões morrerão como resultado. No Brasil, neste primeiro semestre de 2022, o AVC foi a primeira causa de morte. É para tratar sobre esse assunto tão sério que a Associação Brasil AVC (ABAVC), realizou no dia 15 de setembro, em Joinville, o VI Fórum do AVC.

Aberto para todos os interessados, o evento ocorreu de forma presencial, das 17h às 21h, na Unisociesc Marquês de Olinda, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ABAVC.

De acordo com a neurologista e especialista no atendimento a pacientes acometidos por AVC, Carla Moro, um dos principais objetivos do Fórum foi oportunizar e promover o conhecimento sobre a doença e os aspectos que a envolvem. “A cada ano, desde 2017, reunimos gestores e profissionais de saúde de diversas regiões do Brasil para juntos tentarmos reduzir os impactos desta doença na sociedade”, conta. “Nosso encontro reserva muita interação. Abrimos espaços de discussão para falarmos sobre as questões abordadas”, complementa.

Na programação estavam os temas como “Exposição Interativa do AVC | Projeto pedagógico e Experiência do aluno participante” com a Carolina Viviana A. H. Schulz (professora) e Helena Duarte (aluna); “Atlas de Variação em Saúde Brasil | Foco – Doença cerebrovascular: Prevenção e acesso ao tratamento” com o neurologista Dr. Henrique Diegoli – Neurologista; “Variabilidade na atenção ao AVC na macrorregião de saúde Joinville” com as Enfermeiras Juliana A. Safanelli e Suzana Dos S. Da Rosa Lonzetti; “Experiência com novas tecnologias no cuidado pós-AVC – Aplicativo QUER NO AVC” com a Enfermeira Ana Paula R. Toldo e o Enfermeiro Ivonei Bittencourt; “ABAVC como facilitadora da navegação do paciente pós-AVC na linha de cuidado do AVC” com a Dra. Carla Heloisa Cabral Moro – Neurologista e o “Empoderamento do cuidador e transição do cuidador com a Enfermeira Adriana B. Magagnin.
O VI Fórum do AVC foi o primeiro evento que integrou a Campanha de Combate ao AVC 2022.

Faça o download gratuito das imagens do envento!
Click no link: Imagens VI Fórum do AVC