Estudantes de Joinville integram Campanha do Combate ao AVC 2021, que teve início com exposição interativa na Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch

Equipe ABAVC, junto da vice-prefeita, Rejane Gambin, e dos alunos que integram o projeto da exposição interativa

A Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch, de Joinville (SC), é palco da “Exposição Interativa do AVC – A vida continua”, ação que faz parte da Campanha do Combate ao AVC 2021, organizada pela Associação Brasil AVC (ABAVC).

Presente na abertura da Exposição, a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, destacou a importante parceria firmada entre a Escola e a ABAVC neste projeto que une educação e saúde, com a participação das turmas do 4º ao 9º ano da Escola. “Parabéns a todos os envolvidos. Ao participar desta atividade, os estudantes se tornam agentes multiplicadores de informações que podem salvar vidas”, enaltece.

Na foto, a vice-prefeita Rejane Gambin interage com o estudante Eduardo Dessbesell M. da Silva

Eduardo Dessbesell M. da Silva, de 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch, é um dos voluntários que apresenta a Exposição Interativa aos visitantes. Ele conta que aprendeu muito e, desde o primeiro dia, dividiu o conhecimento com a família e amigos. “O AVC é uma doença grave, que deixa muitas sequelas – mas pode ser prevenida. Aprendi muito, inclusive, ao conhecer os sintomas, minha família entendeu que minha bisavó pode ter tido um AVC antes de falecer”, conta.

AVC + Matemática = aprendizado em dose dupla!

Os professores de matemática Tathiane Gonçalves R. de Souza e Gabriel Felipe da Silva, junto da neurologista, Dra. Carla Moro

Na rotina da Escola, a Exposição Interativa “Exposição Interativa do AVC – A vida continua” integra um trabalho da disciplina de matemática junto às turmas de 9º ano, coordenado pela professora Tathiane Gonçalves R. de Souza.

Por meio de diversas atividades, como a avaliação dos dados após questionários aplicados antes e depois da visita à exposição, a professora ensina sobre estatística – unidade temática que faz parte do currículo programado para o 9º ano.

“Vejo como uma experiência única para os alunos, que – além do conhecimento sobre o AVC, prevenção, sintomas e cuidados – estão aprendendo matemática em uma atividade prática e que faz parte do cotidiano”, enaltece a professora.

Exposição Interativa do AVC

A Exposição Interativa do AVC é uma atividade de educação em saúde que compartilha, com clareza e objetividade, conteúdos e dados estratégicos sobre a doença. Também oferece ao participante a oportunidade de interagir, por meio de atividades que simulam a vivencia de algumas das possíveis consequências do AVC.

Os alunos da Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch serão convidados a visitar a exposição e realizarão uma série de atividades focadas na disseminação de informações sobre o AVC, como prevenção e cuidados.

A Exposição Interativa do AVC permanece na Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch até o dia 23 de setembro de 2021.