A votação está aberta até o próximo dia 19/05

Na próxima quarta-feira (19/5), o prêmio Value-Based Health Care (VBHC) Prize 2021, organizado pelo Decision Institute, da Holanda, pode eleger o programa Joinvasc, programa público de tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), como uma das melhores inciativas em saúde do mundo. A iniciativa é uma cogestão entre a Secretaria da Saúde e da Univille e será a primeira da América Latina participando da premiação.

“A indicação como finalista traz ainda mais luz à importância das metas e avanços alcançados, por meio do Joinvasc, à população joinvilense (como a primeira Unidade de AVC em hospital público, a redução das taxas de incidência de AVC na cidade, a implementação da trombólise etc.), orientando as decisões dos gestores públicos. Ou seja, é um conhecimento gerado que é diretamente devolvido à comunidade, o que tem toda relação com nosso perfil de instituição comunitária”, destacou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo França.

A Universidade intensificou sua atuação no Joinvasc em 2013, quando o professor e médico neurologista Norberto Cabral (in memoriam) integrou a equipe do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente. Norberto foi um dos responsáveis por algumas frentes que compõe o Registro do Acidente Vascular Cerebral, como os estudos sobre os custos associados ao AVC, prevenção à doença pelo controle da fibrilação atrial com uso de anticoagulantes, entre outros.

Segundo o Pró-reitor, a Univille colabora em uma das ramificações mais importantes do Joinvasc com o Biobanco, único na América Latina e que propicia pesquisas realizadas por graduandos e pós-graduandos da Universidade relacionadas aos fatores genéticos de predisposição, recuperação e recorrência. Além disso, oportuniza parcerias com os demais centros de pesquisa nacionais como a Unicamp e internacionais com a Université de Bordeaux (França).

O Joinvasc é mais uma iniciativa que reitera a parceria entre Universidade e o sistema de saúde da cidade, fazendo com que os estudantes possam pesquisar e aplicar suas pesquisas desenvolvidas na graduação e pós-graduação.

“A parceria é fundamental para a formação de pessoal altamente qualificado, assim como procuramos pesquisar os principais temas de interesse da rede pública municipal, num sinergismo entre a universidade e o sistema de saúde que culmina em geração de conhecimento e devolução à comunidade. Como exemplo prático, nosso Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (PPGSMA) oferta, todos os anos, uma bolsa de Mestrado para funcionário do Hospital Municipal São José”, lembrou o Pró-reitor.

Ajude a escolher o Joinvasc

Toda comunidade pode ajudar o Joinvasc a ser premiado no VBCH pela votação popular, que fica aberta até o próximo dia 19/05, no site do evento e selecionar a opção 6. O mundo vai conhecer o projeto ganhador no dia 19/05 em uma transmissão virtual. A edição de 2021 do prêmio reuniu projetos de países como Austrália, Espanha, Bélgica, Holanda e Estados Unidos.

Fonte: https: www.univille.edu.br