Por: Dr. Pedro Magalhães – Neurologista Especialista em VBHCl

O programa de AVC Joinvasc foi nomeado como finalista do prêmio mundial de valor em saúde, promovido pelo Decision Group VBHC Center for Europe.

O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de morte e a primeira causa de incapacidade na nossa população. Cerca de 1.000 Joinvilenses irão sofrer um AVC a cada ano, determinando prejuízos imensuráveis para o indivíduo e grande impacto no sistema de saúde.

Iniciado em 1995, o Joinvasc é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Joinville, gerido pela própria SMS em conjunto com a ABAVC – Associação Brasil AVC , Hospital São José e Univille, que reúne em uma só mesa, o poder público, a academia, a associação de pacientes (sociedade civil) e o hospital de referência para AVC no SUS.

Ele engloba as estratégias de saúde utilizadas pelo município de Joinville para diminuir o impacto do acidente vascular cerebral guiado pela análise constante de dados epidemiológicos, clínicos, genéticos, radiológicos, de custo e qualidade de vida de todos os pacientes com eventos cerebrovasculares da cidade. As informações dos eventos e do acompanhamento dos pacientes durante 5 anos após o AVC, são analisadas por um time altamente capacitado, criando recomendações, projetos e ajustes que retroalimentam a assistência à saúde, fornecendo ao gestor informações críticas que permitem gerar melhorias incrementais na linha de cuidado ao AVC. Esta sinergia possibilita a alocação de recursos nos pontos de assistência com maior impacto na saúde da população. A priorização da prevenção, a organização da rede de urgência e emergência, a definição do
Hospital São José como o serviço de referência para AVC, estratégias de reabilitação e reinserção social e a mensuração dos custos envolvidos em todo esse processo são resultantes de ações baseadas no Joinvasc.

Mas o que é valor em saúde e qual a relevância do prêmio “VBHC prize 2021?”

O conceito de valor em sáude (VBHC – Value Based Health Care), foi proposto em 2006 por Michael Porter e Elizabeth Olmsted Teisberg da escola de negócios de Harvard, como uma estratégia de mudança estrutural do sistema de saúde. Ele basicamente permite a reestruturação dos sistemas de saúde com o objetivo abrangente de valorizar os pacientes, com valor definido como o resultado de saúde por unidade de custo.
Este conceito é fundamental, pois permite corrigir a atual ineficiência da assistência à saúde, com seus custos exorbitantes, desperdício de recursos e acesso desigual, nem sempre resultando no melhor desfecho para o paciente.

Essa transformação na saúde já é realidade em diversos países desenvolvidos, determinando significativa melhora de indicadores de saúde e diminuição do custo monetário por paciente.

Com o objetivo de reconhecer as iniciativas pioneiras e inspiradoras que aplicam o conceito de valor, com comprovada melhoria dos resultados para pacientes, reorganização da assistência e economia de recursos, foi criado o prêmio internacional de valor em saúde (VBHC Prize), promovido pelo Decision Group VBHC Center for Europe.
Anualmente, diversos serviços de saúde submetem suas iniciativas, em busca do reconhecimento e da oportunidade em demonstrar estratégias reais de valor em saúde.

“Estamos extremamente honrados pelo fato do Joinvasc ter sido nomeado para concorrer a um dos mais prestigiados prêmios internacionais de saúde. Pela primeira vez uma iniciativa da América Latina chega a este patamar, comprovando que o investimento em capturar dados, gerando informações úteis que permitem reorganizar todo o ciclo de cuidado ao paciente é o caminho para a sustentabilidade  da assistência à saúde.” Dr. Pedro Magalhães, neurologista.

Principais resultados do Joinvasc:

Desde 1995, houve uma diminuição de 58% na letalidade em 30 dias após o AVC.

Diminuição de 37% na incidência (ocorrência) de AVC na população de Joinville.
Aumento de 35% para 74% na melhora funcional neurológica nos pacientes pós AVC.

A experiência do Joinvasc criou dezenas de artigos científicos e foi utilizado como exemplo para implementação de diversos serviços de AVC na América Latina.
O Joinvasc serviu como referência para o Ministério da Saúde na definição das  políticas e estratégias públicas para o AVC no SUS.

“O comprometimento pela causa e por melhorar continuamente as condições de atenção ao paciente com AVC tem gerado mais qualidade de vida para a população e sustentabilidade para o sistema de saúde. É um grande orgulho contribuir na luta pelos desfechos que realmente fazem sentido para o paciente”.
Dr. Pedro Magalhães.