A Associação Brasil AVC (ABAVC) representada pela Presidente do Conselho Fiscal | Consultivo, a neurologista Carla Moro, participou ontem (4), da Audiência Pública com o tema “A Situação dos Pacientes Pós-AVC e Pós-Covid19”, que discutiu o impacto da Pandemia Covid -19 no pós AVC no Congresso Brasileiro.

Apresentou os dados da cidade de Joinville SC que, apesar de ser um centro de referência no atendimento da patologia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofreu impacto na redução de admissão hospitalar principalmente de casos leves, eventos recorrentes pelo não controle de fatores de risco, chamando a atenção o aumento de AVC hemorrágico secundário e a não monitorização da anticoagulação por falta de acesso ao atendimento ambulatorial.
Houve também redução em 20% do número de leitos ofertados no hospital de referência para AVC, pois este estabelecimento hospitalar, também era referência para casos mais graves de COVID.
O impacto no acesso a reabilitação, se deu por conta da redução da oferta de vagas, pois a equipe multiprofissional tanto das UBS como do Serviço Especializado de Reabilitação, foi realocada para atendimento hospitalar do Covid.

A neurologista Carla Moro, sugeriu ações como:
• Campanha de alerta para sinais e sintomas do AVC, com ênfase na importância de procurar o hospital referência através do SAMU para atendimento, mesmo em casos leves;
• Busca ativa de pacientes com fatores de risco como Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), arritmia cardíaca pelas UBS para controle dos mesmos;
• Busca ativa de portadores de sequela de AVC que perderam seguimento na reabilitação ou não tiveram acesso com sintomas como dor, rigidez e alteração no equilíbrio.

Concluiu dizendo que “Não é aceitável que devido à pandemia COVID-19, aumente o número de incapacitados por um AVC. Sabemos que a pandemia vai passar, mas o impacto das sequelas de um AVC no indivíduo acometido e seus familiares, estará presente para o resto de suas vidas”.

Assista na íntegra através do link: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1856 e conheça o que foi discutido e apresentado pelos demais convidados.

Pauta
Audiência Pública com o tema: “A Situação dos Pacientes PÓS AVC e PÓS COVID19″^
(REQs nºs 18, 35 e 50/2021, de autoria do Deputado Pedro Westphalen).

Convidados
1. ANA PATRÍCIA DE PAULA | Coordenadora-Geral de Atenção Especializada
CGAE/DAET/SAES
Ministério da Saúde

2. ÂNGELO ROBERTO GONÇALVES | Coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -CGSPD/DAET/SAES
Ministério da Saúde

3. CRISTIANE MARTINS PANTALEÃO | Vice-Presidente
CONASEMS

4. CARLA HELOÍSA CABRAL MORO |
Neurologista
Clínica Neurológica de Joinville

5. HEBER BERNARDE | Responsável pela Câmara Técnica Farmacêutica
CONASS

6. LINAMARA RIZZO BATTISTELLA | Professora Titular de Fisiatria
Faculdade de Medicina da USP

7. MARCOS CHRISTIANO LANGE | Médico
Academia Brasileira de Neurologia

8. SHEILA MARTINS Presidente

Rede AVC

Organização
CEXCORVI – Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 no Brasil