Evento ocorrerá no dia 25 de outubro, das 9h às 17h, no auditório da Unisociesc

A atriz Claudia Mauro é presença confirmada no 3° Fórum do AVC. O evento integra a programação da Campanha de Combate ao AVC 2019, promovida pela Associação Brasil AVC (ABAVC) com o intuito de chamar a atenção para os cuidados, risco e prevenção da doença que é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. O evento ocorrerá no dia 25 de outubro, das 9h às 17h, no auditório da Unisociesc, em Joinville.

Durante o Fórum, a atriz dará um depoimento sobre como foi enfrentar o AVC sofrido pela mãe em 2014. A história de Claudia Mauro e da família também é retratada na peça de autoria da atriz, “A Vida Passou Por Aqui”, texto que recebeu três grandes prêmios e já está na décima terceira temporada.

O evento é direcionado a gestores e profissionais da saúde. “Ao promover o Fórum pelo terceiro ano consecutivo chamamos a atenção para a importância da urgência do atendimento em caso de suspeita de AVC”, destaca a médica neurologista Carla Moro, coordenadora da Unidade de AVC do Hospital Municipal São José de Joinville e presidente do Conselho Curador e Fiscal da ABAVC.

Carla Moro explica que os sintomas do AVC são comuns como a assimetria da face ao sorrir, dificuldade na fala ou no entendimento do que é dito, e fraqueza em um dos braços. “Ao identificar qualquer um desses sinais é fundamental que o SAMU seja acionado pelo 192. Ele fará o encaminhamento para o centro de referência em AVC da cidade ou região”, detalha a médica. “O atendimento em caráter emergencial é fundamental para evitar ou minimizar as sequelas e a incapacidade do paciente”, complementa.

4ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC

A Campanha do AVC, também visa alertar a população para a importância da prevenção e de se adotar hábitos saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos. Para incentivar a prática, no dia 29 de setembro a ABAVC promoverá a 4ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC. O evento terá largada às 6h58, para o Grupo Pernas Solidárias, e às 7h para as corridas e caminhada, em frente ao Centreventos Cau Hansen. Veja mais detalhes em: https://abavc.org.br/index.php/2019/09/18/associacao-de-joinville-promove-a-4a-corrida-e-caminhada-de-combate-ao-avc/

Projeto Exposição Interativa nas Escolas

A ABAVC também prove em Joinville o Projeto Exposição Interativa nas Escolas e no Shopping Mueller Joinville. A inciativa teve início no dia 5 de setembro, com a capacitação de professores e prossegue até 29 de outubro, último dia da mostra no Mueller. Confira a programação completa da exposição: https://abavc.org.br/index.php/2019/09/06/abavc-capacita-multiplicadores-de-conhecimentos-sobre-avc/

Confira a programação 3° Fórum do AVC

09h – Welcome Coffee
09h30 – Abertura

Palestras
09h40 – Linha do Cuidado ao AVC no Município de Joinville – Nutricionista Janine Guimarães;
10h20 – Projeto Indicadores Assistenciais – Enfermeira: Vivian Nagel;
11h – Custo do AVC em Joinville – Enfermeira Juliana Safanelli;
11h40 – Planejamento estratégico para reduzir o impacto do AVC na sociedade – Médico neurologista, Henrique Diegoli;
12h20 – Tratamento do AVC – Custo ou Valor? – Médico neurologista e neurorradiologista, Pedro Magalhães;
13h – Intervalo;
13h20 – Projeto Escolas Estaduais – Médica neurologista e presidente do Conselho Fiscal e Curador da ABAVC, Carla Heloisa Cabral Moro;
13h40 – Projeto Escolas Estaduais – experiência – Diretora da Escola Deputado Nagib Zattar, Rute Ribeiro Hoepfner;
14h20 – Projeto Escolas Estaduais – resultados – Acadêmica de Medicina, Isabela Gasparino Boehm;
14h40 – Projeto FA SUS – Racional – Médico hematologista, Marcelo Lacerda;
15h20 – Projeto FA SUS – Estruturação – Enfermeira Juliana Safanelli;
16h – Depoimento – Atriz Claudia Mauro: AVC na minha família;
17h – Debate com o público – Médico neurologista, Alexandre Longo;
17h30 – Encerramento. 

Sobre o AVC

O Acidente Vascular Cerebral é consequência de um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro, e pode causar a morte ou, na maioria dos casos, algum tipo de sequela, como alterações motoras, visuais, linguagem, cognitivas, entre outras. O indivíduo acometido pode desenvolver o comprometimento da mobilidade, inclusive para e atividades simples do dia a dia, como vestir-se e fazer a higiene pessoal. Aproximadamente metade dos acometidos terá depressão e podem apresentar déficit de memória. A incapacidade poderá levar a aposentadoria precoce, necessidade de cuidadores e perda a independência. 

Sobre a Associação

A Associação Brasil AVC (ABAVC) é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada em 14 de fevereiro de 2005, em Joinville, SC. O principal objetivo é levar à comunidade informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), orientando sobre os sinais e sintomas, conduta diante de uma ocorrência e alerta sobre os fatores de risco para a prevenção primária da doença, evitando que acometa novos indivíduos. Assim como atuar nas políticas públicas e linha do cuidado do AVC, para garantir acesso à prevenção, tratamento e reabilitação.