Fórum para profissionais de saúde, comunidade e gestores será realizado dia 19 de outubro, e atividades educativas como exposição interativa e caminhada e corrida também envolvem a comunidade

A Associação Brasil AVC (ABAVC) lançou ontem (2), a campanha de combate ao AVC, no Restaurante Santa Mistura, em Joinville, com atividades para gestores e profissionais da saúde e a comunidade. O 2° Fórum Regional do AVC direcionado aos gestores e profissionais da saúde para que estes possam ser disseminadores preventivos da doença em seus locais de trabalho, incluindo debate sobre as políticas públicas, apresentação das linhas de cuidado, atendimento hospitalar em diversas circunstâncias e epidemiologia do AVC.

Para gestores, profissionais da saúde e a comunidade serão realizadas ações de educação em saúde como a exposição interativa em diversos pontos da cidade, onde o público pode conhecer os sintomas, a importância do atendimento rápido, tratamento, cuidados preventivos e se colocar no lugar do paciente, vivenciando possíveis sequelas do AVC. Além de Joinville, essa ação será promovida em outras cidades como Florianópolis, Jaraguá do Sul e Lages. Completa a programação de conscientização, a 3ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC, uma oportunidade de divulgar o Dia Mundial do AVC (29 de outubro), disseminando a importância da atividade física e da alimentação saudável para o controle dos fatores de risco.

O cardápio do jantar de lançamento foi planejado pelo chef Joni Colin com a participação da nutricionista Ana Paula de Melo, que juntos elaboraram os pratos com ingredientes para salada, pratos principais e sobremesa, com o objetivo de sensibilizar e alertar os convidados sobre a importância da alimentação saudável, que pode ser encontrada na dieta mediterrânea, adaptada para ingredientes nacionais. Essa alimentação é comprovadamente benéfica para a prevenção de várias doenças crônicas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), por ser fonte de gorduras ricas em Ômega-3, Ômega-9, vitaminas do complexo B, fibras e antioxidantes naturais. A base da dieta mediterrânea é o azeite de oliva, além de legumes e hortaliças regionais frescos, frutas frescas, secas e em compotas, ervas e especiarias, peixes, laticíneos, leguminosas como lentilhas, e oleaginosas como nozes e amêndoas.

A arte do prato, criada especialmente para o evento, foi desenvolvida pelo artista plástico Ademar Cesar, que em seu Instituto Cultural Ademar César, utiliza os traços finos dos pincéis para ajudar a devolver às vítimas de doenças como o AVC, os movimentos e habilidades perdidos. “Criar essa arte foi um compromisso com o expectador, por que percebesse na natureza morta a importância da alimentação para a saúde”, comenta. “Utilizei o elemento cor em tom amendoado, que caracteriza a alimentação mediterrânea”, acrescenta. A obra foi doada pelo artista para a ABAVC e além de ilustrar o prato, será leiloada para as causas sociais da entidade em benefício ao tratamento do AVC.

O Fórum será realizado dia 19 de outubro no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville e a programação completa está disponível no site https://www.doity.com.br/forum-do-avc2018. Já a corrida está agendada para o domingo, 21 de outubro e as inscrições estão disponíveis no site https://www.ticketagora.com.br/e/3-Corrida-E-Caminhada-De-Combate-Ao-Avc–2018-6512