I Multirão Brasileiro de Doppler Transcraniano em Anemia Falciforme

Home / Galeria de Fotos / I Multirão Brasileiro de Doppler Transcraniano em Anemia Falciforme

I Multirão Brasileiro de Doppler Transcraniano em Anemia Falciforme

Por Maramélia Miranda

Ontem ocorreu um fato inédito na Neurossonologia do nosso país.

Em uma iniciativa inovadora do Dr. Ayrton Massaro, presidente do World Stroke Congress 2012, e com o apoio incondicional da Academia Brasileira de Neurologia – Dra. Elza Tosta, bem como do DC de Doppler Transcraniano – Drs. Marcos Lange e Ana Cláudia Leite, e do Hospital da Criança de Brasilia – Dra. Cristiane Low, foi realizado o primeiro de (se Deus quiser!) muitos futuros multirões em realização de Doppler transcraniano em Anemia Falciforme no Brasil.

Em um país de dimensões continentais como o nosso, onde o acesso ao DTC é restrito, sobretudo dos pacientes mais carentes e socio-economicamente menos favorecidos – como são a maioria das nossas crianças portadoras de AF… Foi realmente um marco. Muitos deles nunca tinham feito o exame para monitorização de sua doença. Os números iniciais serão divulgados nos próximos dias…

Guardamos de lembrança o trabalho totalmente voluntário dos colegas médicos-neurologistas e neurossonologistas que participaram desta ação inovadora. Dos que vieram para seguir a semana no congresso mundial, dos que vieram exclusivamente para o multirão, dos que nos ajudaram no Hospital da Criança de Brasília, do suporte da Dra. Cristiane Low – neuropediatra e neurossonologista do hospital, dos colaboradores que cederam suas máquinas de DTC para aumentar o número de crianças examinadas… Enfim!!!! Vejam abaixo alguns cliques inesquecíveis.

20121008_171804

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.