Exposição interativa: AVC, A Vida Continua

Exposição interativa: AVC, A Vida Continua

Em função da Campanha AVC 2016, foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro no Hospital Municipal São José – HMSJ, ação de educação em saúde intitulada “Exposição Interativa”. Tal proposta foi idealizada e desenvolvida pelos Residentes Multiprofissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia do HMSJ.
Seus objetivos foram 1) Realizar intervenção em educação em saúde para profissionais do hospital, acompanhantes e pacientes sobre o AVC; 2) Divulgar a campanha AVC 2016; 3) Aproximar das pessoas a discussão sobre AVC; 4) Atingir o maior número de pessoas que transitam pelo hospital.
Para chamar a atenção das pessoas que transitavam pelo hospital, do lado de fora da exposição, vídeos rápidos sobre o AVC eram projetados em painel.
A proposta era desenvolver a intervenção de educação em saúde de maneira vivencial. Neste sentido, foi desenvolvido um caminho em que “estações” explicavam características do AVC, seus fatores de risco e sequelas mais comuns.
Dentre as estações, encontravam-se a de dificuldades motoras, em que os visitantes da exposição foram convidados a vestir talas que imobilizavam um dos braços e peso em uma das pernas.
A próxima estação apresentava a disfagia. Neste momento os visitantes recebiam informações sobre o distúrbio na deglutição, e eram convidadas a provar água espessada.
Outra estação abordava os distúrbios de linguagem e os visitantes eram convidados a ouvir um áudio de poucos segundos que explica a afasia de compreensão e exemplifica como pode ser difícil para um paciente com esse tipo de distúrbio compreender uma frase simples.
Quase ao término, outra estação comentava sobre a dificuldade visual, como a hemianopsia. Neste momento os visitantes eram convidados a vestirem um óculos que possuía alguns quadrantes visuais limitados.
Ao término eram explicados sobre os déficits cognitivos comuns em AVC e materiais explicativos sobre fatores de risco, identificação precoce e reabilitação pós AVC eram oferecidos.
Nos dois dias da exposição, 226 pessoas percorreram o caminho das estações e receberam materiais informativos para que multiplicassem seu aprendizado sobre o tema.
Abaixo encontram-se algumas fotos da ação:

Deixe uma resposta