Evite um AVC: Check Seu Pulso

Evite um AVC: Check Seu Pulso

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization-WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, e lançou em 2010 a campanha “Um em cada seis” no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.

O tema “Um em cada seis” foi escolhido para destacar o fato de que hoje, um em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia.

Nos anos de 2012 e 2013 o slogan foi o “AVC…eu me importo”. Além focar nos fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatizou a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes. A campanha envolveu profissionais da saúde, pacientes e gestores de saúde em todo o Brasil, No ano de 2012, durante o Congresso mundial de AVC a Associação Brasil AVC (ABAVC) foi juntamente como a Rede Brasil AVC e Academia Brasileira de Neurologia premiada com o primeiro lugar pela melhor  Campanha Mundial de 2011.

O AVC ocorre em qualquer idade e também afeta crianças. O AVC é a segunda causa de morte no mundo, sendo responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Ele é responsável por mais mortes anualmente do que as atribuídas à AIDS, tuberculose e malária juntos – três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e, consequentemente, convocando líderes mundiais, governos e diversos setores da sociedade civil para agir.

No Brasil o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Nós da Associação Brasil AVC estamos unidos nesta luta e faremos uma campanha de educação e alerta à população sobre a doença.

O nosso foco este ano será “Evite um AVC. Check Seu Pulso”, um alerta para a detecção de uma arritmia, a Fibrilação Atrial (FA), pois identificamos um aumento no subtipo Cardioembólico de AVC isquêmico, sendo a FA a principal causa dentro deste subtipo. A campanha iniciará no dia 25 de outubro (Sábado), tendo seu ápice no dia 29 de outubro, dia Mundial do AVC, prolongando-se até 31 de outubro. Juntem-se a nós. Mais informações no site www.abavc.org.br

AÇÕES EM JOINVILLE – SC

25 e 26/10 (sábado e domingo)
Exposição dos grupos de Mosaico e Amarradinho da Associação de Deficientes de Joinville (ADEJ)
Mandalas confeccionadas por pacientes da Clínica Fazendo Eu Aprendo
Telas dos participantes (pós AVC) do Instituto Ademar César – Arte Eficiente

Nesta oportunidade será divulgada a campanha com distribuição de informativos e orientação sobre AVC – Check seu Pulso – com apoio de profissionais da área da Saúde.
Local: Shopping Mueller (espaço Cassol)
Hora: 10:00 – 22:00hs (25/10/14)
Hora: 14:00 – 20:00hs (26/10/14)

28/10 (Terça-feira)
Apresentação no HMSJ sobre Atendimento Interdisciplinar na Unidade de AVC
Local – Auditório SRMEPT no Hospital Municipal São José
Hora: 10:00 – 11:00hs
Hora: 14:00 – 15:00hs

29/10 (quarta-feira)
Orientação sobre o AVC à funcionários e cuidadores de pacientes internados no HMSJ realizada pela Equipe Interdisciplinar da U-AVC. Neste momento será orientado como checar seu pulso e o de outra pessoa e aferição da Pressão Arterial.
Local: Memorial do Hospital Municipal São José
Hora: 09:00 – 17:00hs

Distribuição de informativos e orientação sobre o AVC e de como checar seu pulso e o de outra pessoa – Check seu Pulso – com apoio de profissionais da área da Saúde.
Local: Praça Nereu Ramos – Centro
Hora: 09:00 – 18:00hs

Atividades envolvendo a Palhaçoterapia da Univille na Unidade de AVC
Local: Unidade de AVC
Hora: 16:00hs

30/10 (quinta-feira)
Apresentação no HMSJ sobre Atuação da Psicologia na Unidade de AVC
Local – Auditório SRMEPT no Hospital Municipal São José
Hora: 09:00 – 10:00hs
Hora: 14:00 – 15:00hs

31/10 (sexta-feira)
Apresentação no HMSJ Sobre Atuação do Serviço Social na Unidade de AVC Local – Auditório SRMEPT no Hospital Municipal São José
Hora: 10:00 – 11:00hs
Hora: 14:00 – 15:00hs

De 27 à 31/10
Palestras informativas na Univille nos diversos cursos, realizadas pelos alunos da Liga de Neurologia de Joinville
Palestras informativas na UDESC nos diversos cursos, realizadas pelos alunos da Liga de Neurologia de Joinville

Realização: Associação Brasil AVC

Apoio: Clínica Neurológica de Joinville
Neurocentro
Unidade de AVC – HMSJ – Jlle
Liga de Neurologia Joinville
Bristol Myers Squibb Farmacêutica S.A.
Instituto Ademar César
Clínica Fazendo Eu Aprendo
Associação de Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ)
SRMEPT – Programa de Residência Médica do Hospital Municipal São José
Voo Livre (UDESC)
Escola Técnica de Enfermagem Corpori Sani
Arte Maior Joinville – Escola de Música
SJM – Sociedade Joinvillense de Medicina
Shopping Mueller

Contato:  abavc@abavc.org.br

Programação

Deixe uma resposta