Evite um AVC. Check Seu Pulso CAMPANHA DE AVC 2015

Home / Noticias / Evite um AVC. Check Seu Pulso CAMPANHA DE AVC 2015

Evite um AVC. Check Seu Pulso CAMPANHA DE AVC 2015

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, e lançou em 2010 a campanha “Um em cada seis” no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro.

O tema “Um em cada seis” foi escolhido para destacar o fato de que hoje, um em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia.

Nos anos de 2012 e 2013 o slogan foi o “AVC…eu me importo”. Além focar nos fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatizou a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes. A campanha envolveu profissionais da saúde, pacientes e gestores de saúde em todo o Brasil, No ano de 2012, durante o Congresso mundial de AVC a Associação Brasil AVC (ABAVC) foi juntamente como a Rede Brasil AVC e Academia Brasileira de Neurologia premiada com o primeiro lugar pela melhor Campanha Mundial de 2011.

O AVC ocorre em qualquer idade e também afeta crianças. O AVC é a segunda causa de morte no mundo, sendo responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Ele é responsável por mais mortes anualmente do que as atribuídas à AIDS, tuberculose e malária juntos – três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde No Brasil o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Nós da Associação Brasil AVC estamos unidos nesta luta e faremos uma campanha de educação e alerta à população sobre a doença.

O nosso foco permanecerá neste ano “Evite um AVC. Check Seu Pulso”, um alerta para a detecção de uma arritmia, a Fibrilação Atrial (FA), pois identificamos um aumento no subtipo Cardioembólico de AVC isquêmico, sendo a FA a principal causa dentro deste subtipo.
A campanha de AVC iniciará no dia 24 de outubro (Sábado), tendo seu ápice no dia 29 de outubro, dia Mundial do AVC, prolongando-se até 30 de outubro. Juntem-se a nós!

Cartaz_release 2015 - 05.10.15

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.