Cuida da sua saúde e reduza os riscos do AVC

Cuida da sua saúde e reduza os riscos do AVC

Podemos prevenir o AVC?

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver o AVC. Estudos apontam que 90% dos AVC’s poderiam ser evitados e a melhor forma de fazermos isto, é prevenindo e controlando os fatores de risco da doença.

Hipertensão Arterial

A pressão alta ou hipertensão arterial é o principal fator de risco para o AVC. As chances de desenvolver o AVC em pessoas com a pressão alta é de quatro a seis vezes maior do que aquelas que não são hipertensas. Ao longo prazo, a pressão alta leva à formação de placas de gorduras e ao enrijecimento das artérias, podendo causar obstruções de vasos sanguíneos e o enfraquecimento das paredes das artérias, o que pode levar à ruptura do vaso.

Diabetes

Estudos demonstram que pessoas com diabetes possuem um risco maior (cerca de duas vezes e meia) de desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo o AVC, comparados aqueles que não possuem a doença.

Altas taxas de colesterol

O colesterol é uma substância necessária para formação de membranas das células e de hormônios. Porém, o consumo exagerado desta substância, pode aumentar a predisposição para o AVC. Visto que taxas elevadas de colesterol aumentam o risco de doenças cardíacas, que por sua vez, são importantes fatores de risco para AVC. O colesterol também atua na formação de placas de gordura nas artérias, podendo causar o obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em um AVC isquêmico.

Tabagismo

O tabagismo é um importante fator de risco para AVC, devido as substâncias contidas na fumaça de cigarros, que danificam as artérias do cérebro. É importante lembrar, que o fumo aumenta a pressão arterial, prejudica a capacidade de prática de atividades físicas e aumenta o risco de formação de coágulos na corrente sanguínea. Tornando um vilão para as doenças do coração e do cérebro. A associação de fumo e uso de anticoncepcionais, aumentam as chances de AVC em mulheres.

Sedentarismo

O sedentarismo é um fator de risco para o AVC e doenças cardiovasculares. Praticando atividade física regularmente, estará contribuindo para o controle de colesterol, pressão arterial, glicemia, peso corporal, entre outros benefícios. Desta forma, estará prevenindo as doenças cardiovasculares e o AVC. É importante realizar uma avaliação com o seu médico, antes de iniciar as atividades físicas, para descartar qualquer contra-indicação.

Doenças cardíacas

As doenças cardíacas, são um importante fator de risco para o AVC. A principal delas, é a Fibrilação Atrial. Devido a um problema no ritmo cardíaco, podendo ocorrer a formação de coágulos e a obstrução de artérias dentro do cérebro, provocando o AVC. Este problema pode ser identificado precocemente, através de um simples exame de checagem do pulso durante 1 minuto. Se perceber que o ritmo cardíaco esta irregular, você deverá procurar atendimento médico para investigação e tratamento adequado. Aprenda a checar o pulso, conforme descrição no fôlder em anexo.

Deixe uma resposta