Campanha Mundial do AVC 2013 – Eu me importo

Campanha Mundial do AVC 2013 – Eu me importo

Painel Campanha Mundial do AVC 2012

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública.   A Organização Mundial de AVC ((World Stroke Organization-WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, e lançou em 2010 a campanha de 2 anos “Um em cada seis” no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.

O tema “Um em cada seis” foi escolhido para destacar o fato de que hoje, um em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia.

Neste ano o slogan é o mesmo do ano passado para reforçar “AVC…eu me importo”. Além focar nos fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatiza a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes. A campanha envolve profissionais da saúde, pacientes e gestores de saúde em todo o Brasil,  No ano de 2012, durante o Congresso mundial de AVC  a Associação Brasil AVC ( ABAVC ) foi juntamente como a Rede Brasil AVC e Academia Brasileira de Neurologia premiada com o primeiro lugar pela melhor Campanha Mundial de 2011.

O AVC ocorre em qualquer idade e também afeta crianças. O AVC é a segunda causa de morte no mundo, sendo responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Ele é responsável por mais mortes anualmente do que as atribuídas à AIDS, tuberculose e malária juntos – três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e, consequentemente, convocando líderes mundiais, governos e diversos setores da sociedade civil para agir.

No Brasil o AVC é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Nós da Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC estamos unidos nesta luta e estamos fazendo  uma campanha Nacional de educação e alerta à população sobre a doença, seguindo os mesmos referenciais de ação da campanha da Organização Mundial.

Em Joinville a  campanha inicia no dia 26 de outubro ( Sábado ), tendo seu ápice no dia 29 de outubro  Dia Mundial do AVC, prolongando-se até 31 de outubro.

Sendo assim, aproveite a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas com AVC e também colabore com a divulgação de informações para chamar a atenção da população para ações que venham a diminuir a incidência de AVC em nossa cidade.

Juntem-se a nós.

Mais informações nos site www.abavc.org.br

PROGRAMAÇÃO JOINVILLE – SC

 

26/10 : ( Sábado )

         Simpósio: O papel da enfermagem ao Paciente com AVC – Atendimento na fase aguda  ( Trombólise, Unidade de AVC e Reabilitação )

         Horário: Início  8:30  Término 16hs

Local: Pontíficia Católica de Santa Catarina – sala 114

Rua Dr João Colin, 2700 Bairro América

 

Jogo de futebol: JEC x Paraná Clube na Arena Joinville , quando os jogadores entrarão vestindo a  camiseta da campanha em campo e será solicitado 1 minuto de silêncio pelas  vidas perdidas pela segunda causa de morte no Brasil e principal causa de sequelas no mundo. Será realizada distribuição e explicação dos folders da campanha.

Horário: 16hs

Local: Arena Joinville

 

27/10: ( Domingo )

          Caminhada de combate ao AVC, no PARQUE DA CIDADE , encontro as 10:00hs no estacionamento da ARENA JOINVILLE com distribuição de camisetas aos participantes e folders informativos para a população

 

29/10: ( Terça-feira )

Orientação sobre o AVC ( fatores de risco ) aos funcionários e cuidadores de pacientes internados no HMSJ realizada pela equipe interdisciplinar da U-AVC. No período será aferida a PA e glicemia capilar dos participantes.

Das 8:00 às 17:00hs

Local: Memorial do Hospital Municipal São José

 

Reunião da Liga de Neurologia da Univille:

Tema: Tratamento da fase aguda do AVC – Palestrante Neurointervencionista Dr Pedro Magalhães

Horário: 19:00hs

Local: Auditório da Sociedade Joinvillense de Medicina

 

30/10: ( quarta-feira )

          Apresentação no HMSJ sobre Atendimento Interdisciplinar na Unidade de AVC  Palestrante:  Enfermeira Karin Bars

Horário – 9h e  15hs

Local – Auditório SRMEPT no Hospital Municipal São José

Palestra: AVC e os novos anticoagulantes orais.

          Palestrante : Dra Renata S.A. Santos

Horário: 20hs

          Local: Restaurante Santa Mistura   * necessária a apresentação de convite

 

31/10: ( quinta – feira )

         Apresentação no HMSJ sobre Atuação da Fisioterapia Motora e Respiratória na Unidade de AVC.

Palestrantes: Mary Albrecht, Camila Andrade, Francineide Dutra

Horário – 9hs e 15hs

Local – Auditório SRMEPT no Hospital Municipal São José

 

01/11: ( sexta-feira )

          Apresentação no HMSJ Sobre Atuação da Fonoaudiologia na Unidade de AVC  Palestrantes: Marina Ascari, Marina de Lucca, Simone Rosa, Mirian Rocha

Horário – 9hs e 15hs

Local – Auditório SRMEPT no Hospital Municipal São José

 

Dias 28/10 à 31/10: ( segunda à quinta-feira )

Palestras informativas na Univille nos diversos cursos, realizadas pelos alunos da Liga de  Neurologia de Joinville

 

Dias 30/10 à 01/11: ( quarta à sexta-feira )

Exposição dos grupos de Mosaico e Amarradinho da Associação de Deficientes de Joinville

( ADEJ )

Das 8:00 às 17:00hs

Local: Memorial do Hospital Municipal São José

 

Durante a Semana do AVC o grupo de Palhaçoterapia da Univille nas dependências da U/AVC do HMSJ

 

DURANTE A SEMANA:

Ônibus circulando com “busdoor” alusivo à campanha

TV info dentro dos ônibus com vídeo sobre os sinais sugestivos de AVC e orientações sobre a conduta a ser tomada frente a possível evento

Entrevistas rádio, televisão, jornais

Palestras no Hospital Municipal São José para funcionários e público em geral e utilização de TVs com o vídeo sobre os sinais sugestivos de AVC e orientações sobre a conduta a ser tomada frente a possível AVC

Entrevistas rádio, televisão, jornais e demais veículos de comunicação

 

Realização: Associação Brasil AVC

Unidade de AVC – HMSJ – Jlle

Liga de Neurologia Joinville

Clínica Neurológica de Joinville

SRMEPT – Programa de Residência Médica do HMSJ

 

 

Contatos: abavc@abavc.org.br

Rafaela Bitencourt- 3432 3422

Deixe uma resposta