Campanha Mundial de AVC 2012

Home / Noticias / Campanha Mundial de AVC 2012

Campanha Mundial de AVC 2012

Neste ano, a Organização Mundial de AVC continua com a Campanha “1 em 6”

 

– Foto: CBF

A cada seis segundos uma pessoa é afetada pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), que mata 100 mil pessoas por ano no Brasil e milhões de pessoas no mundo. O AVC, popularmente conhecido como derrame, é a maior causa de morte no país e de incapacidade no mundo.

O AVC pode ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças. O resultado são mortes prematuras ou sequelas que podem comprometer não apenas os movimentos do corpo e a fala, mas também a parte intelectual, interferindo e modificando a vida social, as atividades e as relações pessoais. Após sofrer um AVC, 70% dos pacientes não retornam ao trabalho e 50% se tornam dependentes de outras pessoas para as atividades diárias. Felizmente, 90% dos casos podem ser prevenidos e, se o AVC ocorrer, ele pode ser tratado se o paciente chegar rápido ao hospital preparado.

Neste ano, a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) continua com a Campanha “1 em 6” e no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro, será lançado um novo slogan: “Eu me importo”. Além de focar na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC, a campanha deste ano enfatiza a importância do cuidado pós AVC, da familia, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes. Este ano, no dia 10 de Outubro foi lançado o símbolo mundial de AVC, uma cordinha azul, usada como uma pulseirinha. Ela é o símbolo global de conscientização sobre o AVC e simboliza a conexão de todas as pessoas sensibilizadas pelo AVC, o fluxo sanguíneo e a função saudável do cérebro e do corpo (saiba mais www.redebrasilavc.org.br ).

Ações Campanha 2012 (20 a 29 de outubro):

A campanha organizada pelas sociedades médicas no Brasil (Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doença Cerebrovascular, Rede Brasil AVC, Associação Brasil AVC) junto com o Ministério da Saúde terá ações em todo o país, com palestras e ações em áreas públicas com distribuição de panfletos falando sobre o AVC, seus fatores de risco, da urgência do tratamento e da urgência de chamar o SAMU 192 para direcionar o paciente ao hospital preparado (veja a programação em todo o Brasil no site www.redebrasilavc.org.br ou www.facebook.com/campanhaAVC).

A CBF e os times de futebol também serão parceiros desta campanha, para auxiliar no alerta da população sobre a doença nos jogos dos fins de semana de 27/10  a 04/11.

Reconheça os Sinais de Alerta do AVC

INÍCIO SÚBITO DE:

-Dormência ou paralisia na metade do corpo (braço, perna, face)

-Dificuldade para falar e/ou compreender a fala

-Dificuldade para enxergar ou visão dupla

-Perda de equilíbrio, dificuldade para caminhar

-Tontura

-Dor de cabeça insuportável sem causa aparente

AVC é uma emergência médica. Se você perceber algum destes sintomas, aja rápido. Preferencialmente chame o SAMU 192 ou dirija-se imediatamente para o hospital capacitado para atender o AVC. Para maiores informações visite os sites:  www.redebrasilavc.org.brwww.abavc.org.br ou www.worldstrokecampaign.org

Fonte:http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/2012/10/26/campanha-mundial-de-avc-2012

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.