Atividades da vida diária e instrumental

Atividades da vida diária e instrumental

abrir creme dental Abrir creme dental

Quando o paciente não consegue segurar a tampa do creme dental com o polegar e o indicador, poderá segurá-la entre o indicador e o médio. Abrir o tubo e colocar o creme dental na escova que deve estar sobre a pia.

Abrir a torneira

Uma forma do lado diretamente envolvido aprender a movimentar-se é fazer com que o mesmo participe sempre da ação, mesmo não tendo a destreza que a atividade requer. É importante que a mão diretamente envolvida participe do ato de abrir a torneira com a ajuda da outra mão.

abrir torneira
uso do fio dental Uso do fio dental

O fio dental pode ser passado entre os dentes com este dispositivo que permite o uso com uma mão só.

Tomar banho

Outra forma de contribuir para a participação constante do braço diretamente envolvido é fazer com que o mesmo realize parte da ação de lavar o outro braço. A mão segura a esponja e movimenta-a, mesmo que seja de forma lenta. Se o movimento for insuficiente, o terapeuta ou o cuidador pode auxiliar segurando e movimentando o braço para que lave o outro.

Ao lavar as pernas é fundamental a participação do braço e da perna diretamente envolvidos.

tomar banho 01

tomar banho 02

vestir a camisa Vestir a camisa

Veste-se primeiro o braço diretamente envolvido e após o outro braço. Os botões da frente podem ser abotoados com apenas uma das mãos após treinamento. Uma alternativa de vestir a camisa de manga comprida de forma independente é costurar os botões do punho com fio de lastex e abotoá-los antes de vesti-la.

Despir-se

Tirar a roupa é mais simples que colocá-la. É importante que o paciente seja capaz de despir-se sozinho e que envolva todo o corpo na ação. Devem-se estimular formas alternativas de despir-se.

despir-se
vestir a parte inferior do corpo 01

vestir a parte inferior do corpo 02 e 03

 

Vestir a calça

O paciente deve estar sentado e a perna diretamente envolvida cruzada para colocar a bermuda, a outra perna é vestida da forma rotineira. Em pé o paciente passa a bermuda pelo quadril com as duas mãos.

Vestir as meias

Para facilitar a colocação das meias, deve-se dobrá-las até o calcanhar e só então vesti-las. Ao colocar as meias cruzar as pernas, mantendo o braço diretamente envolvido na ação.

Treinar dobrar as meias com o paciente.

vestir as meias
calcar Calçar

Para colocar o calçado deve-se cruzar as pernas, mantendo o braço diretamente envolvido na ação.

Calçados

Dar preferência aos chinelos com tiras no calcanhar que evitam sair do pé alterando o equilibrio. Tênis e sapatos sem cadarço que facilitam o caçar.

calcados
cruzar as pernas Cruzar as pernas

Quando for cruzar as pernas, deve ser realizado com as mãos entrelaçadas para assim ajudar a perna diretamente envolvida. Cuidar para que o paciente mantenha o tronco reto, se houver necessidade colocar a mão na região lombar para que não ocorra a extensão do quadril.

Beber numa xícara de duas alças

A xícara pode ser segurada com uma ou as duas mãos, dependendo da quantidade de líquido. Se necessário, realizar um suporte externo no cotovelo do lado diretamente envolvido, poid o mesmo pode deslizar sobre a mesa.

beber-com-xicara-de-duas-alcas
beber com copo Beber com copo

É importante que a mão diretamente envolvida participe do ato de beber. Se necessario, a outra mão auxilia.

Transferir o peso para o lado envolvido

Uma das formas de alcançar este objetivo é colocar os objetos que o paciente for pegar, ao lado do braço diretamente envolvido.

tranferir o peso para o lado envolvido
cortar Cortar

Quando a mão diretamente envolvida estiver com o movimento marcadamente diminuido, ela pode ficar apoiada sobre a mesa e a outra corta os alimentos.

Uso de Faca de lâmina curva

Certas facas permitem cortar os alimentos com apenas umas das mãos, não é necessário segurar a comida que está sendo cortada.

uso de faca de lamina curva
uso de borda de prato Uso de borda de Prato

A borda de prato pode ser usada quando não há possibilidade do uso das duas mãos para alimentar-se. Ela auxilia, como anteparo, para que os alimentos sejam colocados no garfo com uma mão só.

 

Limpar a boca

O paciente deve ser orientado a limpar toda a boca, porque se houver alteração de sensibilidade pode não perceber o lado diretamente envolvido.

limpar a boca
Passar margarina ou doce no pão

A mão diretamente envolvida pode segurar o pão ou a borda do prato enquanto a outra prepara o pão.

preparar-o-pao
abrir e fechar vidros e enlatados Abrir e fechar enlatados

Abrindo e fechando vidros e enlatados. Enquanto a mão diretamente envolvida segura o objeto a outra realiza o ato de abrir.

Escrever

 

escrever
jogar cartas 01 Jogar Cartas – Alternativa 01
 
Jogar Cartas – Alternativa 02


jogar cartas 02
buscar-objetos-no-armarios Buscar objetos no armário

Tentar levar o braço diretamente envolvido em todas as situações possíveis deixando a perna diretamente envolvida para frente o que possibilita a transferência de peso.

Dirigir

 

dirigir

Deixe uma resposta