Anotícia: Informação para combater o AVC

Home / Noticias / Anotícia: Informação para combater o AVC

Anotícia: Informação para combater o AVC

Comunidade vai receber panfletos educativos para aprender a prevenir o acidente vascular cerebral

Popularmente conhecido por “derrame”, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença responsável pela maioria das mortes no País, segundo dados do Ministério da Saúde. A falta de informações, tanto por parte da família quanto pelo próprio paciente, pode ser a inimiga número um no diagnóstico e no tratamento da doença, já que quanto antes o paciente iniciar o tratamento, mais chances tem de sobreviver e viver melhor.

Para informar os joinvilenses sobre a doença e marcar o Dia Mundial e Nacional ao AVC, a Associação Brasil AVC promove, até o dia 30, a distribuição de panfletos para a orientação sobre os riscos da doença. O evento ocorre no terminal ônibus no Centro da cidade, das 7 às 9 horas, das 13 às 15 horas, e das 17h30 às 19h30. Como parte da programação, o neurologista Norberto Cabral apresenta a palestra “Por que o AVC é o maior problema de Saúde Pública Brasileiro?”, no auditório do Centro Hospitalar Unimed, dia 29, às 20 horas.A entrada é gratuita.

Na maioria dos casos, o AVC atinge idosos, hipertensos, cardíacos, diabéticos, fumantes, alcoólatras e pessoas obesas e sedentárias, quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado. Isso ocasiona a perda súbita da função neurológica, o que provoca lesões cerebrais que podem deixar sequelas.

O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade ou até mesmo durante o sono. Por isso, é importante ficar atento quanto aos sintomas, que são a perda de força de um lado do corpo, dificuldade para falar e alteração na visão e no equilíbrio.

Segundo Cabral, existem dois tipos principais de AVC. Para identificá-los, é necessário um exame de tomografia do crânio. O tipo hemorrágico, ocorre quando há a ruptura de um vaso sanguíneo dentro ou ao redor do cérebro e, às vezes, requer cirurgia. O mais comum é o isquêmico, que ocorre quando um vaso que irriga o cérebro é bloqueado. Este tipo de AVC pode ser tratado com o medicamento trombolítico até três horas depois do início dos sintomas.

Fonte: Anotícia

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.